Aeroporto de Frankfurt pede que passageiros evitem malas negras

Falta de funcionários e excesso de viajantes geram caos em terminais de toda a Europa. O mais movimentado da Alemanha pede que as pessoas adornem suas bagagens, para facilitar busca em caso de extravio.

O caos que afeta os aeroportos europeus, sobrecarregados de passageiros tentando embarcar em aviões para sair de férias de verão, em meio a uma escassez histórica de funcionários de segurança, limpeza e recepção, levou alguns locais a adotar medidas drásticas.

No aeroporto londrino de Heathrow, por exemplo, os administradores pediram às companhias aéreas que limitem o número de passagens oferecidas e, além disso, que reduzam o número de passageiros diários para 100 mil.

Enquanto isso, em Amsterdã, as longas filas, com esperas de até seis horas para passar na inspeção de segurança, levaram funcionários a distribuir sorvete, água gelada e outros refrescos para aliviar o calor. Por conta da pandemia, muitas empresas aeroportuárias e também companhias aéreas, demitiram parte significativa de seus funcionários, e agora têm dificuldade não não apenas para recontratá-los, mas também para fazer frente à avalanche de viajantes depois da suspensão de quase todas as restrições de viagem impostas pela pandemia de coronavírus.

O caos nos aeroportos afetaram Lisboa, Paris e Colônia, na Alemanha, onde cenas de passageiros revoltados por voos perdidos ou cancelados, companhias aéreas sobrecarregadas pela demanda, medo de ações judiciais coletivas por descumprimento de serviços e bagagens extraviadas espalhadas por toda parte. Pois uma das questões mais críticas é essa: a devolução da bagagem.