Você sabia que a cúrcuma e o açafrão são especiarias diferentes? É bastante comum que ocorra uma confusão entre os alimentos. Isso acontece principalmente porque a cúrcuma também é chamada de açafrão-da-terra. Além do nome, também são semelhantes em alguns nutrientes e benefícios.
No entanto, a cúrcuma pertence à família do gengibre e é bastante utilizada na culinária asiática, como no molho curry. A planta que dá origem à especiaria vem de um arbusto perene típico da Índia, sendo hoje encontrada em várias regiões do planeta.
Já o açafrão “verdadeiro” provém dos estigmas das flores de Crocus sativus. A especiaria é usada desde a antiguidade, sendo cultivada há mais de 3 mil anos e faz parte da culinária do Mediterrâneo.
Outras diferenças entre as especiarias são o valor e a disponibilidade. O açafrão não é facilmente encontrado e é considerado um dos alimentos mais caros do mundo, sendo comparado ao preço do ouro. Já a cúrcuma pode ser comprada em mercados e feiras livres por um valor bastante acessível.
A seguir, veja os principais benefícios do açafrão e da cúrcuma e como consumir.
Benefícios da cúrcuma
A cúrcuma tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, possui nutrientes importantes, como as vitaminas C e B6 e minerais como potássio, ferro, manganês e cálcio. E se destaca pelos fitoquímicos, chamados de curcuminoides, principalmente a curcumina.
O consumo regular de cúrcuma proporciona diversos benefícios para a saúde. Abaixo, veja algumas vantagens de incluí-la nas receitas.
É um anti-inflamatório natural
O consumo regular contribui com a redução das inflamações do corpo. Isso acontece devido à presença da curcumina, substância encontrada em grande quantidade na planta.
Atua como antioxidante
A cúrcuma neutraliza a ação dos radicais livres do corpo. Essas substâncias nocivas causam danos às células e contribuem para o desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer e outros problemas de saúde. A presença dos antioxidantes da especiaria pode prevenir essas condições.
Melhora a função cerebral
A curcumina aumenta os níveis de alguns hormônios cerebrais e combate diversos processos degenerativos, como demências. Por isso, é benéfica para o cérebro ao melhorar a função cerebral e também a memória.