Seitan, tempeh, tofu: veja 19 alimentos que são boas fontes de proteína

Quem disse que para consumir proteína você deve apostar apenas nos alimentos de origem animal? Opções oriundas de vegetais também trazem o aporte de aminoácidos necessários para sintetizarmos nossas proteínas, de acordo com Alessandra Luglio, nutricionista e diretora de campanhas da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira).

As leguminosas são o grupo alimentar com maior índice nutricional e dele fazem parte: todos os feijões, grão-de-bico, ervilha, lentilha e a soja, que pode aparecer nas formas de tofu, tempeh e proteína texturizada. “As sementes e oleaginosas também apresentam bom teor do macronutriente, mas devem ser consumidas com moderação pela concentração de gorduras. Nesse grupo, estão o gergelim, a semente de abóbora, o girassol, a chia, a linhaça e as castanhas”, lista Luglio.

A quantidade diária de ingestão proteica é definida de acordo com o peso corporal entre outras informações específicas de cada indivíduo, tanto para onívoros —que consomem proteínas animal e vegetal— quanto para os vegetarianos e veganos.

No geral, a indicação para um adulto é de 0,8 a 1 g de proteína por quilo de peso e o importante é que as necessidades proteicas, calóricas e de micronutrientes —vitaminas e minerais— sejam atendidas, de forma individual, sem falta nem excessos.