O ministério da Saúde confirmou o terceiro caso de varíola dos macacos no Brasil. O paciente, um homem de 51 anos, está em isolamento em Porto Alegre, e seu estado de saúde é estável.
De acordo com o comunicado, o paciente viajou para Portugal e voltou ao Brasil na última sexta-feira (12). O homem está em casa, e sendo monitorado pelas secretarias de Saúde de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.
“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos, tanto nacionalmente quanto do voo internacional, que contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, diz a nota do ministério da Saúde.
Os outros dois casos confirmados foram no estado de São Paulo. O mais recente, notificado ontem pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, trata-se de um homem de 29 anos que mora em Vinhedo, no interior, onde está isolado. A Vigilância Epidemiológica do município e o estado estão monitorando o paciente e seus respectivos contatos.
O primeiro caso da doença no país foi confirmado na quinta-feira (9). É um morador da capital paulista, de 41 anos, que está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas “com boa evolução do quadro clínico”, segundo a SES. Ele tem histórico de viagem para a Espanha e Portugal.