Quando fazer autoteste de covid-19? Precisa de sintomas ou é confiável sem?

Com os casos aumentando, muitas pessoas com sintomas de covid-19 ou até mesmo assintomáticas têm tido dificuldades para fazer testes em laboratórios e hospitais pela alta demanda. Nesse sentido, os autotestes são bastante úteis, uma vez que a pessoa realiza todas as etapas do processo, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, apenas seguindo as orientações de uso, sem o auxílio de um profissional da área da saúde.

“O autoteste pode ser feito do 1º ao 7º dia do início dos sintomas. Caso a pessoa esteja assintomática, ela pode fazer o autoteste a partir do 5º dia de contato com alguém que testou positivo para a covid-19”, explica Ronan Cleiton Loures da Silva, consultor farmacêutico do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia de São Paulo).

De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, o autoteste deve ser entendido como uma ferramenta de pré-triagem no diagnóstico de covid-19, ou seja, ele não fornece o diagnóstico de forma definitiva, mas sinaliza uma possibilidade aumentada de doença nos indivíduos positivos.

UOL