Comitê da Fifa diz que Brasil e Argentina mancharam a reputação do futebol

Na decisão em que condenou CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e AFA (Associação de Futebol da Argentina) ao pagamento de multas e a remarcação do jogo pelas Eliminatórias, suspenso em 5 de setembro de 2021, o Comitê Disciplinar da Fifa disse que as duas associações, “por meio de suas respectivas condutas, que acabou causando o abandono da partida, mancharam a reputação da Fifa e do futebol”.

A íntegra do documento, de 9 de fevereiro, trata o ocorrido, quando oficiais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) entraram no gramado da Neo Química Arena, em São Paulo, para notificar quatro jogadores da Argentina que não cumpriram os protocolos sanitários das pandemia para entrar no Brasil, como cenas “caóticas e infelizes”.

“O incidente foi transmitido para milhões de telespectadores via televisão e, assim, mancharam as competições [da Fifa] e o futebol. Tais incidentes são totalmente intoleráveis e deploráveis e merecem uma sanção severa para evitar que tais eventos se repitam”, escreveram os três membros do Comitê que tomaram a decisão — Anin Yeboah (Gana), Thomas Hollerer (Áustria) e Yasser Al-Misehal (Arábia Saudita).