Anunciar seus produtos e serviços na internet, mesmo que seu negócio não seja online, é uma forma eficaz de levar tráfego para seu site e marca, alcançando resultados ainda maiores. O Google Ads é uma das melhores ferramentas para isso.
Tratando-se de um sistema com links patrocinados, o Google Ads funciona com pagamentos por clique, fazendo grande diferença na publicidade de grandes empresas. Separamos no conteúdo abaixo, dicas sobre como criar campanhas matadoras no Google Ads e garantir o sucesso de seu negócio. Vamos conferir?
O QUE SÃO LINKS PATROCINADOS
O Google Ads funciona a partir dos famosos links patrocinados. Então, para entender esse tipo de anúncio, é fundamental compreender o que são esses tais links: ao escolher esse tipo de campanha, você pagará para que seu site, empresa ou serviço apareça no topo da pesquisa quando se pesquisar termos específicos no Google e em outros sites filiados.
Diferentemente das demais plataformas, entretanto, o uso do Google Ads é mais complexo e, também por isso, costuma ser usado por grandes empresas — que tem equipe para definir e executar ações de marketing e, claro, dinheiro para investir nas campanhas.
POR QUE CRIAR CAMPANHAS NO GOOGLE ADS
Na jornada em direção ao sucesso, uma etapa que não pode ficar de fora do planejamento de qualquer empreendimento é o marketing. Afinal, é a partir das técnicas de busca, captação e retenção de clientes que um negócio garante suas vendas — e seu lucro.
Na era da internet, consumidores mudaram seus hábitos de consumo e ganharam um novo aliado ao fazer pesquisas sobre preços, funcionalidades e aplicações de produtos ou serviços: motores de busca e perfis de lojas ou empresas nas redes sociais.
Nesse contexto, é natural que a disputa por clientes migre das ruas ou alas de um shopping para as redes, motores de busca como o próprio Google e, claro, anúncios publicitários virtuais.
COMO FUNCIONA O GOOGLE ADS
A plataforma funciona no sistema de leilão de anúncios em que anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques em propagandas com determinadas palavras-chave, escolhidas por você. Entretanto, nem sempre a maior oferta leva o anúncio.
Para você ser o vencedor, é preciso que seu anúncio esteja no topo do Ad Rank, um índice que avalia a qualidade do anúncio e o custo por clique máximo (lance feito por você).
Atualmente, o Google Ads oferece quatro tipos de anúncios para seu empreendimento:
- Anúncios na rede de pesquisa: este é o tipo de anúncio mais comum. Sua propaganda será exibida no topo e ao final da página, com um pequeno alerta de “anúncio”, quando se buscar algum produto, serviço ou solução específica definido por uma palavra-chave no Google e o nome de alguma empresa aparece em destaque;
- Anúncios na rede de display: nesta modalidade, seu anúncio vai aparecer na rede de 2 milhões de sites filiados ao Google e em 650 mil aplicativos vendidos na Play Store — que atinge 90% das pessoas que acessam a internet no mundo todo;
- Anúncios no YouTube: se você usa o YouTube para assistir a qualquer tipo de conteúdo, você com certeza já viu as propagandas que são exigidas antes e durante os vídeos. Pois bem, é possível anunciar ali também a partir do Google Ads;
- Anúncio de aplicativo: se sua empresa tem um aplicativo, você também pode pagar para que ele apareça como resultado de pesquisa para algumas palavras-chave do Google e Google Play.
Mesmo com toda a complexidade da plataforma, principalmente para aqueles que nunca criaram campanhas por ela, estas dicas podem fazer o uso por conta própria ser uma missão mais fácil:
- simplifique suas ações e não saia por aí criando campanhas e mais campanhas;
- determine um valor fixo de investimento e comece fazendo testes;
- não se deixe abater pelos resultados iniciais. É comum tomar decisões erradas e obter resultados ruins no começo;
- busque alternativas mais baratas do que o Google Ads — lembre-se que há outros portais com grande número de acessos que também oferecem esse tipo de anúncio.
Agora você já é capaz de realizar campanhas matadoras para o Google Ads e aumentar o sucesso de sua empresa com maior tráfego. Lembre-se que, se mesmo assim você não se sentir seguro, sempre é possível procurar ajuda especializada!
Além das campanhas para Google Ads, saiba também como melhorar o atendimento ao cliente com WhatApp Business!