Ucrânia diz que Rússia reforça exército com tanques da era soviética

O exército russo foi “reforçado por um batalhão de tanques” T-62, disse a administração militar da região de Zaporizhzhia, no leste da Ucrânia. O T-62 é um tanque que foi produzido entre as décadas de 1960 e 1970, no período da União Soviética. A inteligência do Ministério da Defesa do Reino Unido disse hoje que, “nos últimos dias, a Rússia provavelmente transferiu tanques de 50 anos” que estavam armazenados.

Para os britânicos, aliados dos ucranianos, “os T-62, quase certamente, serão particularmente vulneráveis a armas antitanque”. “Sua presença no campo de batalha destaca a escassez de equipamentos modernos e prontos para o combate na Rússia.”

Os equipamentos militares estariam vindo da península da Crimeia, território ucraniano que foi anexado pelos russos em 2014. “A Rússia está transferindo suas forças”, disse a administração militar de Zaporizhzhia. “Não apenas tropas terrestres, mas também componentes aéreos e marítimos.”

Se a Ucrânia destaca a chegada de equipamentos antigos para o combate, o Ministério da Defesa da Rússia mostrou hoje imagens de canhões Malka, “projetados para resolver tarefas especiais”, como “supressão e eliminação de postos de comando especialmente protegidos, artilharia, morteiros, veículos blindados, áreas traseiras, mão de obra inimiga”. A divulgação acontece dois dias após a Ucrânia mostrar imagens de novos armamentos, enviados por países aliados, que começaram a ser usados em batalha.