Bem-estar mental segue como desafio global

Pandemia obriga países a reforçarem estratégias com foco em saúde da mente

Ao longo do ano, diversos dias ligados à saúde são destaque e evidenciam uma sociedade cada vez mais interessada em bem-estar. Nesse cenário, abril ganha ainda mais relevância, especialmente no Brasil, pois engloba uma série de temas que o levam a ser considerado como o mês da Promoção da Saúde. 

Para se ter uma ideia, o período tem mais de 10 datas voltadas ao assunto, como Dia Mundial da Saúde (7) e Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho (28), próxima quinta. Entre as datas, também acontecem semanas fundamentais para o contexto não apenas do mês, mas conectadas à qualidade de vida: Semana da Saúde no Brasil (de 2 a 7) e Semana de Vacinação nas Américas (24 a 30). 

Com estudos sempre em desenvolvimento, temas específicos acabam ganhando notoriedade, até mesmo pela popularização do problema e novas classificações. Em 2022, por exemplo, o Burnout, síndrome do esgotamento físico e mental, passou a ser considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença ocupacional, ou seja, associada ao trabalho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *