A recomposição de 40 hectares da parte norte da orla conta com recursos de R$ 1,2 milhão, originários de compensação florestal.
O lançamento oficial do projeto Recupera Cerrado – Orla Norte do Lago Paranoá será realizado nesta sexta-feira (25), às 9h, no Parque Ecológico das Garças, no Lago Norte. Participam do evento representantes das entidades que elaboram o projeto, como o secretário do Meio Ambiente, José Sarney Filho; o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão; o diretor da Fundação Banco do Brasil, Roberto Benkenstein, e o presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira.
A iniciativa é uma continuação do projeto de recuperação de áreas degradadas e danos nas áreas de preservação permanente (APPs) do Governo do Distrito Federal, que já recuperou 75 hectares na orla sul. Para a parte norte está prevista a recuperação de 40 hectares, com recursos de R$ 1,2 milhão provenientes de compensação florestal.
O Recupera Cerrado propõe ações de recuperação ambiental por meio do plantio de espécies do bioma. O objetivo é garantir a segurança hídrica, a biodiversidade e o engajamento socioambiental integrado, com base nas ações de conscientização e preservação ambiental adotadas em função dos desgastes naturais e do histórico de uso e ocupação do local.
Fonte: Agência Brasília – Foto: Agência Brasília – Brasília Ambiental