Abertas as inscrições para Casamento Comunitário no DF

A cerimônia gratuita, marcada para 29 de junho, vai oficializar a união de 100 casais

Formalizar a união é o sonho de muitos casais. Para Maria das Graças Alves de Sousa, 66 anos, e Evaldo Manoel dos Santos, 74, esse momento finalmente chegou. Juntos há quase uma década, eles encontraram no Casamento Comunitário a oportunidade de oficializar o amor que os une. “Estamos sonhando com o dia de viver como marido e mulher. O Casamento Comunitário é a chance de realizar esse sonho”, contou Maria das Graças, emocionada.

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário chega à sua segunda edição em 2025, com cerimônia marcada para 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em diversos equipamentos públicos do DF, bem como durante as edições do programa GDF Mais Perto do Cidadão. Estão previstas mais três edições ao longo do ano, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade – oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição deste ano, realizada no início de 2025, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com outras três celebrações programadas – em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro – o programa pretende alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação, pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 540 casais, totalizando 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, afirmou Anailton. Tamiris complementa: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.