Encontro promoveu palestras e workshops para prevenir a violência doméstica e destacou o empoderamento feminino com a exposição de produtos do Projeto Banco de Talentos
Com foco na prevenção da violência doméstica e no fortalecimento emocional e físico, o projeto Brasília em Equilíbrio – Fortalecendo Mente e Corpo reuniu mais de mil pessoas neste domingo (28) no Parque Olhos d’Água, em Brasília. Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o evento ofereceu workshops, palestras, práticas de Tai Chi Chuan, oficina de arranjos florais e exposições de produtos artesanais.
Gracielle Félix Reis, moradora de Vicente Pires, destacou a importância de iniciativas que promovam conexões e aprendizado. “Participar deste projeto é uma oportunidade única de cuidar da minha saúde mental e física, além de aprender mais sobre como lidar com situações desafiadoras no dia a dia. Estar em um ambiente acolhedor como este, rodeado de pessoas engajadas em promover mudanças positivas, me faz sentir mais forte e conectada comigo mesmo e com a comunidade”, afirmou a participante.
A exposição dos produtos do Projeto Banco de Talentos apresentou amigurumis (técnica japonesa de criar pequenos brinquedos e objetos tridimensionais usando crochê ou tricô), panos de prato, bordados, bonecas e itens de decoração —, todos a preços acessíveis. A iniciativa promove a comercialização de produtos artesanais criados por mulheres atendidas pelo Programa Direito Delas, acolhendo desde jovens aprendizes até senhoras experientes em situação de vulnerabilidade.
“É gratificante ver como esse evento oferece um espaço de acolhimento, aprendizado e conexão. Cada atividade aqui tem o potencial de transformar vidas, fortalecer laços e empoderar nossa comunidade para enfrentar desafios com coragem e resiliência. É um momento único de reconexão com o próprio bem-estar”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.