Tese alia o programa à matemática como estratégia para redução de mortes de crianças e adolescentes no trajeto escolar
O programa Detran nas Escolas foi alvo do estudo O Ensino da Matemática e o Programa Detran nas Escolas como Instrumentos de Formação e Transformação Social: Estratégias para a Diminuição de Mortes de Crianças e Adolescentes no Trajeto Escolar. O trabalho foi defendido pela professora da rede pública de ensino do Distrito Federal, Jeane Quitéria da Conceição Silva, na conclusão do curso de especialização em Metodologias de Ensino em Matemática, na Universidade de Brasília (UnB). O trabalho de pesquisa foi orientado pelo professor e doutor Rui Seimetz. Além do orientador, integrou a banca examinadora o professor e mestre Inácio Antônio Athayde Oliveira.
A escolha do tema teve como fator motivacional a participação de Jeane Quitéria no curso Mobilidade e Trânsito, que capacita professores da rede pública de ensino para trabalhar a temática do trânsito na sala de aula.
“Participar do curso para mim foi um aprendizado muito importante no sentido de prestar mais atenção ao tema e fazer parte desse grupo de pessoas – pedestres e motoristas – responsáveis e conscientes”, destacou Jeane Quitéria. Na tese, ela aborda como ensinar matemática a partir de situações da vida diária relacionadas ao trânsito, com informações e regras, apresentando os riscos que os estudantes correm no trajeto escolar.
“É possível ilustrar, com os números, estatísticas, quadros, tabelas e gráficos comparativos, as consequências na vida social e econômica de todos os cidadãos em geral, o que afeta diretamente os investimentos e as políticas públicas, o PIB e como as famílias se estruturam antes e após esses acidentes”, esclarece a autora.