Equipes do Consultório na Rua ultrapassaram 22 mil atendimentos em 2024

População em situação de vulnerabilidade é beneficiada com assistência médica e social no Distrito Federal

Por meio das equipes do Consultório na Rua (eCR), a Secretaria de Saúde (SES-DF) tem ampliado de forma significativa a assistência à população em situação de vulnerabilidade social. Com oito equipes distribuídas nas sete regiões de saúde do DF, o serviço registrou, somente em 2024, mais de 22 mil atendimentos, beneficiando aproximadamente 10 mil pessoas em situação de rua. Esse resultado representa um crescimento de 47,5% em relação aos atendimentos de 2023, destacando tanto a crescente demanda quanto a efetividade da atuação dessas equipes no território.

De acordo com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o Consultório na Rua faz parte do conjunto de ações do Governo do Distrito Federal (GDF) para atender a população em vulnerabilidade social. “Há uma política que vem da Casa Civil, em parceria com a Secretaria de Justiça {Sejus-DF], a Secretaria de Desenvolvimento Social [Sedes-DF] e outras pastas. É uma população móvel, mas hoje temos um cadastro e mapeamos os locais”, afirma.

“É fundamental termos esses profissionais, especialmente na região Oeste, composta pelas cidades de Ceilândia, Brazlândia e Pôr do Sol/Sol Nascente, que têm alta vulnerabilidade social. Além da assistência nas unidades básicas de saúde [UBSs] e nas ruas, realizamos ações noturnas quinzenais no centro de Ceilândia, com curativos, testes rápidos e vacinação. As doenças respiratórias são os casos mais comuns, principalmente entre usuários de substâncias psicoativas, seguidas pelas Infecções Sexualmente Transmissíveis [ISTs]”, explica a enfermeira Priscilla Dias, da UBS 5 de Ceilândia.