Fonseca: “Consegui fechar as portas e não dar brechas”

Depois de conquistar sua primeira vitória em um Grand Slam, João Fonseca falou a TenisBrasil sobre o triunfo diante do russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, e destacou sua preparação mental. O brasileiro marcou 3 sets a 0 e comentou que era importante não dar chances de reação ao russo nesta terça-feira na Margaret Court Arena.

“Eu sabia que ele é um jogador muito agressivo e gosta de comandar os pontos. Então eu precisava fazer boas entradas nos pontos, tanto no saque quanto na devolução e fui mantendo os games de serviço. No tiebreak, subi o nível. E quando começou o segundo set, eu só pensava que precisava me manter firme e seguir positivo”, disse Fonseca após a vitória por 7/6 (7-1), 6/3 e 7/6 (7-5).

“Acho que a chave de hoje foi não ter aquele alto e depois baixar, porque ele é um top 10 e vai sempre buscar a oportunidade. Eu consegui fechar muito bem as portas hoje. Logicamente, teve uma quebra no terceiro set, mas logo quebrei de volta. Em todos os momentos importantes eu estava com a cabeça centrada em não dar brechas”, explicou o carioca de 18 anos e 112º do ranking.

Fonseca agora enfrenta o italiano Lorenzo Sonego, 55º do ranking. O brasileiro já venceu o rival ano passado em Bucareste. “Sonego é muito intenso, com jogo agressivo, saque e direita muito boa. Obviamente vou ver com meu treinador um plano de jogo, ainda não conversamos. Tudo pode acontecer, ele é bastante experiente, mas a mentalidade está boa. Então, qualquer um que eu pegasse seria um jogo difícil. O importante é seguir trabalhando nesse dia que teremos amanhã”.