Academia pública do Parque da Cidade vira ponto de encontro e saúde para brasilienses

Reaberto em 2024, espaço oferece atividades físicas gratuitas e promove bem-estar em meio à natureza do maior parque urbano da América Latina

A academia pública do Parque da Cidade Sarah Kubitschek tornou-se um ponto de encontro para brasilienses de diferentes idades e estilos de vida. Reaberta em junho de 2024 graças a uma parceria do Governo do Distrito Federal (GDF) com o Laboratório Exame e a empresa Mude, o espaço oferece acesso gratuito a atividades físicas, além de reforçar a conexão entre prática esportiva e qualidade de vida em um ambiente ao ar livre.

No segundo semestre do ano, o perfil dos frequentadores revela uma adesão diversificada. Dos usuários da academia, 58% são homens e 42% mulheres. Enquanto as aulas coletivas atraem majoritariamente o público feminino (74% de participação), a musculação é preferida pelos homens (66%). O espaço tem capacidade para receber até 45 pessoas simultaneamente.

Os horários mais movimentados variam de acordo com as atividades: o período da manhã, entre 8h e 10h, concentra o maior fluxo de pessoas, especialmente nas aulas programadas. Já no turno da tarde e noite, o pico ocorre às 19h. Com funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 11h e das 15h às 19h, a academia oferece modalidades como yoga, calistenia, HIIT e treinamento funcional, além da musculação.