Enfrentando dificuldades no contato com a população, a secretaria reforça a importância de atualização de dados e orienta sobre as visitas oficiais das equipes
Por meio do Cadastro Único (CadÚnico), as famílias que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa têm acesso a diversos programas governamentais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Contudo, é necessário que os dados do beneficiado estejam atualizados no sistema – algo que as equipes da Central de Cadastro Único (Cecad) da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) têm encontrado dificuldade em realizar.
O problema consiste na recusa de contato das famílias que desconhecem o atendimento do Cadastro Único em Domicílio e estão com receio que seja fraude ou golpe. Por este motivo, elas não estão aceitando o agendamento e em algumas situações estão bloqueando os números de WhatsApp da equipe da Sedes. As pessoas que estão aptas para receber o benefício, mas estão com os dados desatualizados e sem upload de documentos há dois anos, precisam de atualização e avaliação socioassistencial domiciliar para não deixar de cumprir os requisitos e serem bloqueadas no programa.