‘Bancos brasileiros são pioneiros e exportam tecnologia’, diz Febraban

O presidente da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), Isaac Sidney, afirmou nesta sexta-feira (15) que as instituições financeiras nacionais são inovadoras e exportam tecnologia para o mundo. A manifestação aconteceu durante participação de Sidney no LIDE Brazil Conference Lisboa, evento promovido pelo Lide que reúne líderes políticos, empresariais, além de investidores, em Lisboa, Portugal.

Investimento em inovação é espelho para o mundo. Segundo Sidney, o setor bancário dobrou o volume dos aportes tecnológicos nos últimos anos e se aproxima de R$ 50 bilhões em 2024 em áreas cruciais, como exploração de dados, segurança cibernética, experiência do cliente. “Os bancos brasileiros são globalmente reconhecidos pelos serviços e pelos canais digitais”, disse.

Novidades brasileiras são exemplo para outros países. Sandra Utsumi, diretora-executiva do Haitong Bank, afirma que Banco de Portugal criou um outro mecanismo semelhante ao Pix para aperfeiçoar os meios de pagamento. Ela explica a possibilidade de integração entre Brasil e Portugal para ampliar a inclusão financeira.