Iniciativa é realizada por meio de parceria com a Sejus e oferece aulões até o fim de outubro para estudantes da rede pública do DF
Em parceria com o Instituto Evolui, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) lançou o curso preparatório gratuito Vem Enem, que teve início nesse sábado (19) e se estenderá por quatro fins de semana. Com aulas presenciais em São Sebastião, Ceilândia, Planaltina e Gama, o projeto oferece uma revisão abrangente e dicas estratégicas para auxiliar os estudantes em situação de vulnerabilidade social na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, pontuou que a implementação de políticas públicas voltadas para a juventude, especialmente as que oferecem suporte educacional, é essencial para criar um futuro promissor para os jovens. “Ao preparar estudantes em situação de vulnerabilidade para o Enem, damos a eles as ferramentas necessárias para transformar suas realidades e alcançar novas oportunidades. Esta é uma iniciativa que não apenas promove inclusão, mas também fortalece a sociedade como um todo, ao investir no desenvolvimento do potencial humano”, declarou.
A iniciativa, que conta com fomento de R$ 1 milhão da Sejus, tem como meta garantir acesso a uma preparação de qualidade para todos os estudantes. Ao todo, são 2 mil vagas disponíveis, 500 em cada região. Para mais informações e inscrições, os interessados podem visitar o perfil do Instituto no Instagram (@vemenem.df) ou o Sympla.
Entre os alunos que frequentaram os aulões deste domingo (20), estão quatro jovens de 17 anos que estudam nos centros de ensino médio espalhados pela região de Ceilândia. A estudante Erica da Silva Lopes, por exemplo, já sabe o que vai tentar com a nota do Enem: medicina. Ela destacou que as aulas conseguiram refrescar a memória com conteúdos dos anos anteriores. “Eu sei que isso vai me ajudar a lembrar de coisas muito importantes quando eu for fazer o Enem, então achei essencial e gostei muito da experiência”, detalhou.