Pela primeira vez realizado no Brasil, evento reunirá competições de nível adulto e juvenil de High Diving, modalidade derivada dos saltos ornamentais. Programação é aberta ao público e começa nesta sexta-feira (11)
Um dos principais cartões-postais de Brasília será palco de saltos de até 27 metros de altura neste final de semana. Com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), a Ponte JK recebe a Copa do Mundo e o Mundial Júnior de High Diving, torneios internacionais inéditos no Brasil. De sexta-feira (11) a domingo (13), mais de 80 atletas de 19 países vão participar das disputas – maior número de competidores já registrado na modalidade, segundo a organização do evento. Os atletas brasilienses Rafael Borges, Miguel Cardoso e Janine Freitas representarão a capital federal com garra e dedicação.
Para Rafael Borges, 19 anos, ter familiares e amigos na plateia é uma oportunidade única. “Vou estar em casa. Já competi no Peru, no Canadá, na França, mas nunca aqui em Brasília. Vai ser totalmente diferente: com mais emoção, com mais pessoas torcendo por mim”, conta ele, que competirá no nível juvenil.
Morador da Vila Telebrasília, ele começou a praticar saltos ornamentais na infância e há cerca de um ano migrou para a segunda modalidade. “O salto ornamental é um esporte olímpico com trampolins de até 10 metros na altura, enquanto o High Diving é algo mais recente e tem saltos em altura. Os homens podem pular de até 27 metros no adulto e as mulheres de até 20 metros. No juvenil, os saltos são de 15 metros. Ou seja, é muito mais alto, muito mais radical”, explica.