Seu celular escuta o que você fala? Vazamento indica possível uso secreto

O celular escuta o que falamos? Um conglomerado norte-americano que tem parceiros gigantes como Google, Amazon e Meta afirma ser capaz de ouvir os usuários para personalizar anúncios.

Um portal especializado em notícias de tecnologia diz ter tido acesso à apresentação institucional da empresa. Segundo dados obtidos pelo site 404 Media, a empresa Cox Media Group (CMG), baseada em Atlanta, nos Estados Unidos, tem à disposição um software chamado Active listening (Escuta ativa, em tradução livre). A apresentação foi feita para clientes em potencial do software, que captura dados do microfone dos usuários para criação de anúncios segmentados com o auxílio de inteligência artificial.

A empresa não especifica quais dispositivos são alvo do software. Na apresentação, o grupo não informa se a captura de voz é feita por meio do microfone de smart TVs, notebooks, dispositivos inteligentes como a Alexa ou smartphones. A capa do material, porém, tem uma foto de pessoas usando celulares, o que indica que esse, provavelmente, é o dispositivo usado pelo software. Segundo o grupo, “os consumidores deixam um rastro de dados com base em suas conversas e comportamento online”.