O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que o presidente Lula (PT) adotou postura de “retórica política” e que “vive narrativas da União Soviética” em relação à guerra contra a Rússia.
Zelensky cobrou postura mais enfática de Lula que, diz o líder ucraniano, “pensa na Rússia como se hoje ainda existisse a União Soviética”. Em entrevista a Luciano Huck, para o jornal O Globo, o político também disse ser grato pelo diálogo que teve com presidente brasileiro em 2023.
O ucraniano também criticou o fato de o Brasil ter assinado, ao lado da China, proposta para negociações de paz no conflito. Zelensky alega que o conteúdo não tem efeitos práticos para solucionar a guerra.
Presidente da Ucrânia ressaltou que o Brasil é uma democracia, ao contrário de outros países que assinam a carta. “A China é um país democrático? Não. E o que dizer sobre o Irã? É um país democrático? Não. E o que dizer da Coreia do Norte? Eles não são países democráticos. Então, o que o Brasil, um grande país democrático, faz nessa companhia? Eu não consigo entender esse círculo de países. É normal quando você tem relações econômicas, mas estamos falando sobre uma guerra, não é sobre relações econômicas”, afirmou.