Diante de um número de alistamentos cada vez menor, as Forças Armadas dos Estados Unidos têm apostado em estratégias de marketing na internet para enfrentar a crise nas últimas décadas. O UOL listou algumas das táticas utilizadas pelos militares para atrair jovens recrutas americanos.
Alistamento de homens caiu 35% em dez anos. Em 2013, cerca de 58 mil rapazes decidiram se juntar às Forças Armadas. Já em 2023, o número caiu para 37.700, segundo o site especializado Militay.com. Em relação ao alistamento feminino, o número se manteve estável, girando em torno de 10 mil por ano.
Exército fez um acordo para que o ator Dwayne Johnson, o The Rock, fizesse postagens no Instagram e se tornasse “embaixador” da corporação. O Exército também firmou um contrato para ser um dos patrocinadores da United Football League, uma liga de futebol americano novata da qual The Rock é sócio. No entanto, a baixa audiência nos jogos e a diminuição de posts combinados com Johnson (ele deveria ter feito cinco publicações para os seus 396 milhões de seguidores, mas fez apenas duas) fizeram com que a campanha fosse um fiasco. Documentos analisados pelo portal Military.com apontam que o contrato firmado em 2023 não ajudou a trazer nenhum recruta e pode ter tido um impacto negativo.