Acaba de ser lançado o Flores de Sal em Tijucas, no litoral de Santa Catarina, região metropolitana de Florianópolis. No total, são 7 mil lotes e população estimada em 25 mil habitantes. Para se ter uma ideia, de acordo com o Censo de 2022, Tijucas tem uma população de 51,5 mil habitantes.
O litoral norte de Santa Catarina já é apontado como a “bola da vez” do mercado imobiliário nacional, com quatro das cidades com melhores valorizações do Brasil e isso tem atraído grandes empreendimentos. Diferentemente dos arranha-céus em praias litorâneas, o empreendimento em destaque, recém-lançado, é o maior bairro-cidade do sul do país, com planejamento urbano e gestão da iniciativa privada e quase 100% horizontal. A megaobra fica em Tijucas, na região metropolitana de Florianópolis e próxima a Itapema e Balneário Camboriú, com localização privilegiada às margens da SC-410. O Flores de Sal compreende uma área privada total de 4,6 milhões de m² que serão urbanizadas com 7 mil lotes e população estimada em 25 mil habitantes. Para se ter uma ideia, de acordo com o Censo de 2022, Tijucas tem uma população de 51,5 mil habitantes. A primeira fase, com obras e vendas iniciadas, terá as primeiras entregas em dois anos e abrange 500 mil m², 623 lotes e deve receber cerca de 2 mil pessoas.
Para suprir a nova demanda, o projeto do Flores de Sal já prevê a construção de uma estação de tratamento de esgoto própria e uma ampla infraestrutura de avenidas com pavimentação, cabeamento subterrâneo e 100 mil m² de áreas de lazer e paisagismo por todo o empreendimento. Além disso, contará com uma associação de moradores, estrutura de comércio, serviços e gastronomia, ou seja, trouxe todos os mecanismos de um conceito de bairro planejado e sustentável. A novidade é um projeto da Urbani Cidades, empresa dedicada à criação de espaços urbanos planejados e pertencente ao Grupo Petrasalis, que também atua com construção de empreendimentos e inclui a unidade de negócios Morton Capital, responsável por um dos maiores condomínios de armazéns logísticos de Santa Catarina. O grupo possui áreas para urbanizar em mais de 50 mil lotes.
Conheça alguns atrativos do bairro-cidade Flores de Sal
Apenas na fase inicial, mais de 100 mil m² do “bairro” serão destinados a áreas de lazer. Entre as atrações, o projeto também prevê a construção do Parque das Flores, com 70 mil m². Segundo a direção do empreendimento, o parque foi projetado para se tornar um novo atrativo turístico para Santa Catarina e será repleto de áreas verdes com flores coloridas de várias espécies e contará com atrativos como playground, pista de caminhada com 1,5 km, lago de 25 mil m², além de um grande gramado pet-friendly para descanso e piqueniques.
Para garantir o crescimento ordenado, o Flores de Sal foi dividido em setores. Logo na entrada do bairro, nas proximidades dos parques e das principais avenidas, a empresa reservou espaços dedicados para grandes lojas e supermercados, comércio e uma área especialmente para restaurantes, com o objetivo de criar um roteiro gastronômico e gerar mais um atrativo tanto para os moradores quanto para os visitantes. O projeto do Flores de Sal foi elaborado pela Área Urbanismo, empresa referência em grandes projetos no Brasil que já recebeu diversos prêmios de excelência em seu segmento.
“Nosso propósito com o lançamento do Flores de Sal é deixar um legado para Tijucas e agregar valor à região e ao estado como um todo, além de trazer novos atrativos turísticos e de lazer. Temos muito carinho pela cidade, já que o terreno está na família desde 2002. Queremos criar um espaço onde as crianças possam brincar nos parques com segurança e proporcionar aos pais a oportunidade de resgatar, junto com os filhos, suas memórias de infância. Para isso, pensamos em cada detalhe como se estivéssemos fazendo para a nossa própria família e para atender a todos, desde as crianças, adolescentes, adultos até os idosos”, comenta a diretora da Urbani Cidades, Luciana Pereira.
“Além da qualidade de vida que o Flores de Sal vai proporcionar, investir no mercado imobiliário de Tijucas é um negócio promissor para rentabilidade futura. Assim como ocorreu com cidades próximas, como Balneário Camboriú, Porto Belo, Itapema e Florianópolis, Tijucas está crescendo no setor imobiliário. O consumidor moderno busca cada vez mais uma localização estratégica, qualidade de vida e bem-estar em contato com a natureza ao escolher sua moradia, e Tijucas oferece exatamente isso”, conclui Luciana.
Sobre a Urbani Cidades
Urbani Cidades é uma empresa do Grupo Petrasalis, que também inclui a Petrasalis Empreendimentos, construtora de Itajaí/SC, com obras na Praia Brava e região, e a Morton Capital, esta que atua no setor de condomínios de armazéns logísticos no litoral catarinense. O Grupo detém fábricas em outros setores como a Incotex, líder na produção de malhas em rolo e tinturaria do país, e a Refisa, uma das maiores refinadoras de sal do Brasil. Aliás, a história das empresas com gestão e fortes valores familiares teve início com o negócio de representação e fabricação de sal há mais de 35 anos, idealizado pelo casal Luiz e Rose Pereira que, na época, começaram a empreender em Itajaí. Com a posterior estruturação da fábrica de sal na cidade de Imbituba (por conta do porto) e do crescimento do negócio, a família começou a investir em terras, incluindo a Fazenda Santa Helena em Tijucas, onde está sendo construído o Flores de Sal. Ao longo do processo, membros da família se especializaram em negócios voltados à construção, condomínios logísticos e urbanização.