Os filhos chegam e, planejados ou não, simbolizam a união do casal, o amor e, na crença popular, dizem que podem até salvar o casamento. Mas na vida real não é bem assim que funciona, pelo menos não para a maioria dos casais.
Você já deve ter ouvido falar da temida “crise no casamento após chegada dos filhos”, certo? Vamos conversar para você entender, resolver e superar esse momento, deixando claro que os filhos não são os vilões dessa história, existem outros motivos que culminam na tal crise.
A primeira causa da crise pode vir ao conhecer uma nova parte da vida do parceiro, que é a infância dele. Como viveu, os valores aprendidos, a forma com que foi educado, as vezes com mais amor outras vezes com muita dor, tudo isso vem à tona quando o herdeiro chega e precisamos educar.
Discordar da abordagem, do que deve ou não ser corrigido e como deve ser corrigido, são novos desafios que o casal vai enfrentar.
Nesta fase do relacionamento, além do diálogo ser essencial, é preciso a escuta respeitosa e o entendimento que cada família possui seus próprios valores, ou seja, nesta sua nova família, quais serão os valores que vocês praticarão? Nem sempre há um valor óbvio ou ruim em discussão. Existem valores mais sutis, como o tom da voz na educação, ou mesmo a autonomia da criança: deixa cair para aprender a levantar ou se cair eu ajudo a levantar.
É nesta hora que a escuta é tão importante, já que criar filhos também significa reviver nossa infância, o que pode vir com costumes que nunca pensamos se eram certos ou não, simplesmente repetimos o padrão. Conversar sobre os novos valores da sua família pode ser uma tarefa difícil quando alguém quer “vencer” essa discussão. É essencial respeitar as diferenças e ter flexibilidade para buscarem um meio-termo que satisfaça ambos.