Os preços dos combustíveis estão em alta no Brasil e alguns postos em São Paulo já comercializam o litro da gasolina acima de R$ 7. Para tentar economizar, motoristas adotam algumas práticas consideradas aliadas para reduzir o gasto com abastecimento, mas que na verdade têm efeito contrário – e podem reduzir a vida útil de componentes do carro, causando ainda mais prejuízo.
Calibrar os pneus, por exemplo, é um hábito essencial para deixar o veículo mais eficiente – desde que o ajuste seja feito da maneira certa.
Outras estratégias, como andar na “banguela”, não ajudam em nada a poupar e colocam em risco o motorista e os ocupantes do carro.
1 – Calibrar pneus quentes
De acordo com estudo realizado pela Continental em cem postos de abastecimento das cidades de São Paulo e Jundiaí, 34% dos motoristas consultados estavam rodando com pneus descalibrados, de um total de 3,5 mil veículos vistoriados. Segundo a empresa, a cada 3 psi abaixo da especificação indicada, o consumo aumenta em 2%.
Segundo a fabricante de pneus, ao rodar 30 mil km em um ano com a pressão abaixo da recomendada, perde-se cerca de 55 litros de combustível.
A calibragem, no entanto, deve ser feita do jeito certo. Se você está habituado a fazê-la com os pneus já quentes, isso na verdade só aumenta o consumo.
Isso acontece por uma razão: como o ar aquecido se expande, a pressão aplicada fica abaixo daquela indicada no manual do proprietário. Isso eleva a área de contato do pneu com o piso, demandando mais energia para percorrer determinada distância.
2 – Dirigir na ‘banguela’
Um hábito que muitos acreditam ser benéfico para reduzir o consumo é andar na “banguela”. A prática, na verdade, não faz o carro beber menos e ainda compromete a segurança, bem como é capaz de causar danos ao conjunto da transmissão.
3 – Abastecer com combustível mais barato sem critério
Com o objetivo de poupar dinheiro, é comum abastecer sempre em postos que oferecem os melhores preços.
Preço baixo não é sinônimo de adulteração, mas vale a pena desconfiar quando os valores praticados estão muito abaixo da média do mercado.
4 – Rodar sempre com o motor frio
Rodar pouco a cada dia não garante gastar menos combustível – pelo contrário, ainda faz o carro “beber” mais.
O motor precisa atingir determinada temperatura para o calor expandir os componentes internos e, assim, proporcionar condições ideais de funcionamento e lubrificação.
Usar o carro continuamente em deslocamentos muito curtos, insuficientes para se atingir a temperatura correta, acelera o desgaste e eleva o consumo de combustível.
5 – Deixar de usar o ar-condicionado na estrada
Segundo o Cesvi Brasil, o ar-condicionado pode aumentar em 20% ou até mais o consumo, pois o compressor do equipamento é acionado por correia ligada ao motor.