Haverá oficinas, mostras interativas e rodas de conversa. Evento é gratuito, nesta sexta-feira (16) no SESI Lab
Atenção, mentes criativas deste Brasil! Desembarca, pela primeira vez, no SESI Lab, o Festival de Invenção e Criatividade. Na programação, oficinas, mostras interativas e rodas de conversa sobre aprendizagem criativa: tudo de graça! É nesta sexta-feira (16) das 10h às 17h.
O festival traz atividades “mão-na-massa”, exemplos de uso de diferentes tecnologias e mostras criativas organizadas por professores e estudantes de institutos federais, universidades e startups. O objetivo é mostrar maneiras de implementar de forma prática, descontraída e intuitiva a aprendizagem criativa no ecossistema educacional brasileiro.
Os participantes vão ter a oportunidade de explorar o OctoStudio, aplicativo de programação desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ele é ideal para públicos de todas as idades que têm interesse em programação. Utilizando dispositivos móveis, o aplicativo permite criar, testar e aperfeiçoar projetos de programação em uma interface intuitiva e acessível. Com ele é possível aprender conceitos básicos de programação e raciocínio lógico em um ambiente totalmente colaborativo.
Já o “cantinho mão-na-massa” é um espaço dinâmico criado para envolver alunos e professores da educação básica em experiências práticas. O intuito é estimular a curiosidade e o aprendizado autodirigido.
No festival vai ter também uma oficina interativa que ensina conceitos básicos de inteligência artificial. Por meio do pictoblox, uma plataforma de programação visual baseada em blocos lógicos, os participantes vão poder ver como os sistemas de aprendizado de máquina são construídos e como funcionam na prática.
“A criatividade é uma grande aliada do processo de aprendizagem. O SESI Lab é um espaço que nos lembra sempre como é possível explorar novas formas de ensinar e aprender. Receber no museu o primeiro Festival de Invenção e Criatividade de Brasília é uma grande honra”, explica a superintendente de cultura do SESI, Cláudia Ramalho.
O festival já teve 91 edições por todo país, reunindo mais de 95 mil visitantes. Já passou por São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em Brasília, o evento é organizado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), SESI Lab e ChangeX. A RBAC é uma organização independente, composta por mais de 14 mil educadores de todo país, que busca disseminar a abordagem pedagógica da aprendizagem criativa.
“O evento é uma forma de não apenas fortalecer a aprendizagem criativa como também reconhecer e valorizar o trabalho de inúmeros educadores que trabalham de forma inovadora com seus estudantes por todo Brasil. É uma oportunidade também para que toda comunidade conheça e vivencie as atividades que temos que estimulam a criatividade, colaboração e inclusão”, explica a diretora executiva da Rede de Aprendizagem Criativa do Brasil, Janine Schultz.
Afinal, o que é aprendizagem criativa?
O conceito foi desenvolvido por pesquisadores do grupo Lifelong Kindergarten do MIT. Eles são responsáveis por criar tecnologias e atividades que promovem experiências criativas para crianças. A aprendizagem criativa acredita que o processo educacional não acontece de forma linear e pode ser lúdico, divertido e diferente para cada um.
Confira a programação completa
10h – Abertura do festival de invenção e criatividade
Com Carolina Vasconcelos Vilas Boas, coordenadora de exposições do SESI Lab e Janine Schultz, diretora executiva da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBCA)
Local: Túnel do SESI Lab
Das 10h às 11h30 – Oficina “aldeia criativa: introdução à aprendizagem criativa”
Desenvolvida pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, a oficina oferece uma visão geral sobre a abordagem pedagógica e sua relação com a base nacional comum curricular (BNCC)
Local: Experimento Lab
Das 14h30 às 15h30 – Oficina “ensinando as máquinas com blocos de construir”
A oficina introduz os participantes aos fundamentos do aprendizado de máquina. Destinada a iniciantes, ela oferece uma experiência prática para os participantes explorarem os conceitos básicos de inteligência artificial de forma lúdica e engajadora.
Local: Experimento Lab
Das 10h às 17h – Mostras interativas
Exposição de projetos de alunos e professores de escolas, institutos federais, universidades e startups que utilizam Aprendizagem Criativa na prática.
Local: Painel do Athos Bulcão/calçada norte
*pausa para almoço de 12h30 às 13h30
Das 10h às 17h – Cantinho mão-na-massa:
Espaço dinâmico dedicado ao aprendizado interativo e criativo, projetado para envolver alunos e professores da educação básica, bem como outros participantes, em experiências práticas.
Local: Espaço Maker
*pausa para almoço de 12h30 às 13h30
Das 10h às 17h – Cantinho OctoStudio:
Com o aplicativo OctoStudio os participantes poderão criar, testar e aperfeiçoar seus próprios projetos de programação em uma interface intuitiva e acessível.
Local: Varanda norte
*pausa para almoço de 12h30 às 13h30.