Segundo Corpo de Bombeiros, área é de difícil acesso e com relevo muito acidentado. Situação é motivo de medo para moradores das 1,2 mil propriedades da região.
Em meio à estiagem de 114 dias, um incêndio florestal atinge o Núcleo Rural Lago Oeste, no Distrito Federal, desde o último domingo (11). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a área é de difícil acesso e com o relevo muito acidentado. A corporação não soube estimar a área afetada pelo fogo.
“Estamos fazendo um combate indireto das chamas com o avião, monitorando constantemente as áreas onde há uma maior risco (onde o fogo pode chegar perto de residências) e realizando o combate direto onde as condições de relevo permitem”, de acordo com a corporação.
A região faz parte de Sobradinho, fica próxima ao Parque Nacional de Brasília e está situada na Chapada da Contagem — área de preservação ambiental. Marilza Speroto, vice-presidente da Associação de Produtores do Núcleo Rural Lago Oeste (Asproeste), aponta que a situação é motivo de medo para os moradores das 1,2 mil propriedades da região.
“Chegou perto de várias casas. Só não queimou porque temos grupos de WhatsApp, muitos têm abafadores. Um acaba ajudando o outro. Até o bombeiro chegar, muita coisa já queimou”, conta Marilza.
Os “Guardiões da Cafuringa”, um dos quatro grupos de brigadistas voluntários do Lago Oeste, também tentam impedir que o fogo se alastre. Segundo o grupo, a maioria dos incêndios ocorre de forma criminosa, também por moradores da região.