Educador explica importância de jovens estudarem todos os dias em vez de somente na véspera das provas
Ao longo do Ensino Médio, os conteúdos apresentados em sala de aula se tornam cada vez mais complexos. Mesmo com o esse aumento de complexidade das disciplinas, muitos jovens deixam para estudar somente nas vésperas das provas. Isso é prejudicial não apenas para o desempenho nos exames em si, mas para o aprendizado como um todo. Por isso, é importante que eles enxerguem os estudos como algo a longo prazo, que demanda uma dedicação constante e equilibrada.
Pensando nisso, Lucas Seco, diretor do Colégio Anglo Chácara Santo Antônio, separou algumas dicas para ajudar os jovens a criarem bons hábitos de estudos que rendam o ano inteiro. Confira:
Vá aos poucos
Programar-se para estudar todos os dias e de fato cumprir esse objetivo é uma dificuldade recorrente entre os estudantes, pois esse hábito leva tempo e esforço para ser mantido. Mas o diretor ressalta que o estudo é um exercício: “Um maratonista não corre 42 quilômetros do dia para a noite, isso exige treinamento. Nos estudos, acontece algo similar. No início, o jovem pode reservar uma hora de seu dia para revisitar aquilo que foi passado durante as aulas, fazer as tarefas e, pouco a pouco, ir aumentado a carga de estudo diária.”
Comece pelas matérias que sente maior afinidade
Começar pelas matérias que tem dificuldade pode causar um bloqueio ou estranhamento. Pensando nisso, Seco recomenda que os estudantes comecem pelos assuntos que têm a maior afinidade. “Desta forma, ele pode encontrar prazer em estudar e mantê-lo”, explica.
Utilize as avaliações como ferramenta de estudo
As avaliações têm um papel que vai muito além de compor a nota média no boletim e determinar aprovações. Elas servem como um diagnóstico para estudantes, pois permitem a observação de em quais assuntos há deficiências de aprendizado, prevenindo que o estudante cometa os mesmos erros.
Não abandone as atividades de lazer
Uma crença que atrapalha a construção de uma rotina de estudos saudável e eficiente é a de que para ter alto rendimento é preciso abrir mão de hobbies, tempo com amigos e boas noites de sono. Lucas Seco, no entanto, reforça que sem um corpo e mente sãos o estudo deixa de trazer resultados. “Uma mudança na rotina é necessária, mas ela não pode ser drástica. O estudo deve ser adicionado ao dia a dia de maneira equilibrada. Uma estratégia é se dedicar às tarefas escolares e revisão de conteúdos primeiro e depois estar livre para atividades de lazer.”
Estude com propósito
Por fim, o estudo não pode ser vazio de significados. Olhar para uma rotina de estudos com propósito e para além de “passar de ano” faz toda diferença. Dedicar-se ao conhecimento traz diversas oportunidades profissionais e culturais, realiza sonhos e amplia a visão de mundo.
Sobre o Anglo Chácara Santo Antônio. Localizado na Zona Sul de São Paulo, o Anglo Chácara Santo Antônio atende os segmentos do Ensino Fundamental ao Médio, concentrando práticas pedagógicas modernas e inovadoras, necessárias para o estudante do Século XXI, alicerçadas na tradição e força da marca Anglo. Assim, compromete-se com o desenvolvimento integral de crianças e jovens, a fim de que o mundo possa contar com cidadãos ainda mais responsáveis e conscientes de sua atuação na sociedade, trabalhando para a formação humanista, estimulando valores de responsabilidade individual, social, ambiental, para a capacidade de resolver problemas e para o desenvolvimento de soluções criativas no dia a dia.
Por Mira Comunicação