O ministro do Trabalho e Emprego Luiz Marinho afirmou em coletiva hoje que o Banco Central precisa “estudar um pouco fundamentos da economia”.
“Está faltando estudar um pouco fundamentos da economia”, disse Marinho. O ministro do Trabalho afirmou que a entidade monetária está realizando o controle da inflação de forma “burra”, ao aumentar juros e realizando cortes no crédito.
Para ministro, “jeito inteligente” de controlar inflação é pela oferta. Luiz Marinho indicou que o país deveria aumentar a produção e o número de empregos, para assim fazer crescer o poder de compra do povo e a demanda, podendo assim reduzir a inflação. Já o Banco Central, segundo ele, deve colaborar com a economia por meio da redução dos juros.
As empresas precisam chegar à seguinte conclusão fácil. Nós vamos crescer os empregos, tem investimento para isso, estão acontecendo os investimentos. Se vai crescer o número de empregos, vai crescer a demanda de consumo. Vai crescer a demanda de consumo, as empresas não devem esperar faltar mercadoria para lá na gôndola do supermercado. Eles têm que antecipar a velocidade da linha, contratando mais gente, botando mais oferta de produtos. É assim que controla a inflação, de forma inteligente.
Luiz Marinho, ministro do Trabalho