Melhorias na Praça dos Três Poderes, Museu do Catetinho e Museu Vivo da Memória Candanga estão entre 105 projetos apresentados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Três projetos de restauração do Distrito Federal serão contemplados com recursos do Novo PAC:
- A Praça dos Três Poderes e seus equipamentos integrados
- O Museu do Catetinho
- O Museu Vivo da Memória Candanga
As propostas compõem uma lista de 105 projetos de engenharia e arquitetura, visando a preservação de bens tombados, contemplados pelo Novo PAC Seleções – ações direcionadas ao Patrimônio Cultural. A informação foi anunciada nesta terça-feira (12) pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, em Brasília.
São R$ 40,9 milhões investidos no patrimônio cultural de todo o país 💰. O valor direcionado ao DF é estimado em R$ 1,5 milhão.
Os recursos são referentes apenas a etapa de contratação dos projetos. A viabilização das obras deve ser providenciada pelo governo do Distrito Federal (GDF).
Segundo o Iphan, dos três projetos do DF, o mais adiantado é o da Praça dos Três Poderes. Os estudos estão sendo finalizados e a previsão é que o edital para contratação do projeto seja publicado em março deste ano, possibilitando depois a contratação de uma obra completa, com as intervenções possíveis e necessárias, além de melhorias na acessibilidade e iluminação do local.