Mundo levaria 230 anos para erradicar pobreza e 10 para ter 1° trilionário

No ritmo atual, demoraria cerca de 230 anos para que a pobreza fosse completamente erradicada do planeta. Por outro lado, em até dez anos o mundo deve ter o seu primeiro trilionário — provavelmente, Elon Musk. O cenário de extremos é detalhado pelo mais recente relatório Desigualdade S.A. da Oxfam, divulgado na última segunda-feira (15) em Davos, na Suíça, durante a 54ª reunião anual do Fórum Econômico Mundial.

A década de 2020 tem sido “especialmente difícil” para os mais pobres, destaca o relatório. O documento aponta a pandemia da Covid-19, a escalada de conflitos pelo mundo, a aceleração da crise climática e o aumento do custo de vida como alguns dos fatores que estariam transformando o período em uma “década de divisão”.

A Oxfam explica que a pobreza nos países de renda mais baixa é ainda maior do que era em 2019. Segundo o documento, os preços estão ultrapassando os salários em todo o mundo e centenas de milhões de pessoas “têm dificuldades de fazer com que seus ganhos rendam um pouco mais a cada mês”.

Trata-se de um conjunto de crises, explica Jefferson Nascimento, coordenador de Justiça Social e Econômica da organização. A população de todo o planeta foi afetada e os salários não acompanharam a alta no custo de vida. Mesmo o aumento do emprego tem sido muito conduzido pela informalidade.