Rio anuncia plano de contingência contra efeitos de ondas de calor

Pontos para hidratação foram espalhados pela cidade

As intensas ondas de calor levaram a prefeitura do Rio a instalar pontos de hidratação nas unidades de saúde da capital. Os atendimentos começaram nesta segunda-feira (27) e vão seguir até março do ano que vem. Essa é uma das medidas do Plano de Contingência da prefeitura do Rio para minimizar os impactos das ondas de calor na população, anunciado por Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde, pela secretária do Meio Ambiente, Tainá de Paula, e pelo chefe-executivo do Centro de Operações do Rio (COR), Marcus Belchior.

“Os locais [de atendimento] estão no site da secretaria municipal de saúde. São 100 pontos de hidratação oral e hidratação venosa nas clínicas de famílias e nos centros municipais de saúde”, contou Daniel Soranz em entrevista à Agência Brasil.

A desidratação é uma grande preocupação, principalmente, em dias de calor intenso como os registrados neste mês. No período, as unidades municipais de saúde registraram aumento nos casos de pessoas atendidas por falta de hidratação adequada.