‘Vendemos autoestima’: brasileiro comanda nos EUA a Tommy Hilfiger Watches

A Tommy Hilfiger Watches, marca de relógios de pulso que leva o nome do estilista norte-americano, tem um brasileiro no comando. Ricardo César Martins, 44, executivo com passagens por Parmalat e Whirlpool, estabeleceu sua carreira nos Estados Unidos, onde chegou há 15 anos com o propósito de ter uma carreira global. Ele subiu degraus na hierarquia da empresa ao longo de quatro anos até assumir a presidência, em 2019.

Martins nasceu em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e estudou em São Paulo. Filho de pais “que me deram condição de estudar”, ele se formou no começo dos anos 2000 em administração pública na FGV (Fundação Getúlio Vargas) e, anos depois, se especializou em marketing na mesma instituição.

Ele começou a carreira como estagiário no Greenpeace. Depois de seis meses lá, Martins passou por um segundo estágio na Pepsico antes de ser contratado como gerente na Parmalat. Em seguida, foi diretor na Whirlpool, dona de Consul e Brastemp. Em 2008 veio o convite para trabalhar em Miami e cuidar mercado latino-americano de eletrodomésticos da companhia. Martins não pensou duas vezes em emigrar para os EUA.

O executivo ficou dez anos na Whirlpool até surgir a oportunidade de ir para a Tommy. Entre 2015 e 2019, foi diretor de marketing e vice-presidente de todas as marcas do conglomerado, sempre na América Latina, antes de chegar à presidência da divisão de relógios. A Tommy Hilfiger Watches tem contrato de licenciamento exclusivo com o grupo suíço Movado, que tem no portfólio grifes como Hugo Boss, Lacoste e Calvin Klein.