O Brasil se consagrou um destino imperdível para amantes de sorvetes: duas sorveterias do país entraram para a seleção dos 100 mais icônicos estabelecimentos do tipo no mundo graças a qualidade de suas receitas geladas, divulgado na sexta (21) pela enciclopédia gastronômica TasteAtlas.
Em vez de lojas no eixo São Paulo-Rio — já diversas vezes privilegiado por outras avaliações da publicação —, foram contempladas nesta edição sorveterias do Norte e do Nordeste brasileiros que agora fazem parte da elite da produção de sorvete internacional. São elas a Cairu, em Belém (PA) e a Da Ribeira, em Salvador (BA).
“Cada variedade é moldada por ingredientes regionais, técnicas e influências culturais”, justifica o Atlas ao elencar diversas variações da massa gelada — do gelado à dondurma. A publicação ressaltou que os estabelecimentos foram escolhidos por terem deixado “uma marca indelével no cenário global de sobremesas”, por terem “aprimorado seu ofício por mais de um século” e até oferecem combinações inventivas.