Você sabia que é possível levar diversos documentos no celular? Sim, tem como evitar o papel e usar a versão digital com validade garantida. O CPF, a carteira de trabalho, o título de eleitor, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o RG (válido em alguns estados) estão entre os documentos acessíveis no seu celular (Android ou iOS) por aplicativo.
Cada processo de geração do documento virtual exige um cadastro básico de informações como nome, endereço, data de nascimento, entre outros, e alguns requisitos específicos definidos por cada estado do Brasil.
Confira abaixo quais documentos podem ser apresentados virtualmente no celular:
RG
Alagoas: permite que o cidadão obtenha o documento pelo aplicativo RG Digital AL, caso o modelo da carteira de identidade possua o QR Code (tipo de código de barras em imagem) para autorizar o acesso às informações da pessoa.
Goiás: faça o cadastro no app RG Digital GO. O processo de validação das informações no aparelho exige leitura do QR Code no verso da versão física do RG, que deve ser emitida a partir de 2019.
Mato Grosso: permite que documentos emitidos depois do dia 3 de abril de 2019 sejam gerados na versão digital.
Paraíba: o app para o RG virtual está disponível para Android e iOS. Para a criação do documento pelo app, o cidadão também precisa ter um RG que possui no verso o QR Code.
Rio de Janeiro: é possível usar a versão virtual do RG como um documento válido pelo Detran.RJ . É só baixar o aplicativo e fazer o cadastro no Identidade Digital RJ. O documento impresso precisa ter sido emitido a partir do dia 5 de abril de 2019 (o que permite acessar o QR Code para o processo de autenticação).
Distrito Federal: O documento pode ser acessado através da plataforma e-Identidade, administrado pela polícia civil. Assim como na versão do Rio de Janeiro, o programa pede que o QR code do documento seja escaneado para validação do acesso.
São Paulo: baixe o app RG Digital SP. O procedimento exige senha de acesso e o documento impresso que tenha sido emitido a partir de 2019. Ele possui um QR Code que será usado para validar o processo de emissão da versão digital.