Presente? Montblanc? O que se sabe sobre a caneta usada por Lula na posse

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a escolha de uma caneta para a assinatura do termo de posse, em Brasília. Ele fez questão de dizer que estava assinando com uma caneta que ganhou de um eleitor petista em 1989.

  • Lula contou ter sido presenteado com a caneta por um militante petista no Piauí quando concorreu pela primeira vez à Presidência da República, ainda em 1989.
  • O piauiense Fernando Menezes, de 68 anos, afirma que foi ele quem deu a caneta a Lula em um encontro perto da Igreja de São Benedito, em Picos, cidade de 78 mil habitantes, no interior do Piauí.

Cheguei em um boteco, tinha a caneta pendurada em preta, vermelha e azul. Eu não tinha dinheiro, só dava para comprar uma azul e uma preta. Tinha a cor, mas só escrevia azul. Tinha cabo vermelho, preto e azul, mas só escrevia azul. Me lembro, comprei duas. Fernando Menezes

Na versão de Lula, o petista teria prometido ao apoiador que, se eleito presidente, subiria a rampa com o presente. No entanto, disse ter esquecido de fazer isso em 2003, quando tomou posse pela primeira vez, e acabou perdendo a caneta.