Fila para renovação de visto americano de turista cai para um mês em SP

O tempo de espera para se apresentar no consultado em São Paulo para a renovação do visto de turista nos EUA caiu para cerca de um mês, informou o Departamento de Estado americano a Nossa. No início de novembro, ainda segundo as autoridades do país, a fila era de 8 meses.

Durante a pandemia, os EUA deixaram de emitir autorizações de entrada não emergenciais para estrangeiros. No entanto, desde que o país — um dos destinos favoritos de brasileiros — reabriu suas fronteiras para o turismo em novembro de 2021, a enorme demanda de viajantes interessados se acumulou com pedidos pelo documento que já haviam sido realizados, mas não atendidos, o que criou longas esperas pelo visto do tipo B1/B2, para turismo.

Este tipo de visto é justamente o mais solicitado pelos cidadãos brasileiros e corresponde a 90% de todos os pedidos de entrada ao governo americano. Destes, 40% são renovações. O Departamento de Estado ainda informou que o Consulado de São Paulo é o terceiro posto que mais emite vistos no mundo.

Nos últimos dois meses, a operação do órgão na capital paulista triplicou para atender aos pedidos depois que as autoridades americanas realizaram uma “força-tarefa do setor consular”, com sete novos funcionários e inovações tecnológicas para tentar enxugar as filas.