A classe executiva está em alta e há um consistente interesse de viajantes frequentes em voar com mais conforto e até mimos.
Não à toa, oito companhias internacionais trarão novidades às suas executivas ou “business” em 2024. Veja as mudanças:
American Airlines
As aeronaves Airbus A321XLR e Boeing 787-9 da American Airlines passarão a oferecer Flagship Suites, pequenos “cômodos” com portas ao redor de seus assentos mais luxuosos para dar ao passageiro maior privacidade durante o voo. Segundo a aérea, as modificações ganharão os céus a partir do segundo semestre em voos de longa distância.
Cada passageiro premium terá também cadeiras com opção lounge —mais reclináveis— e maior espaço para armazenamento de itens pessoais. Os novos Boeings da AA terão 51 suítes, já os Airbus terão 20 suítes.
A American Airlines anunciou ainda que 20 de seus Boeings 777-300ER passarão por reformas para também incorporar 70 suítes ainda em 2024.
Air India
Segundo o jornal britânico Daily Mail, os Boeing 777-300ER da companhia —que iniciou a entrega de suas aeronaves reformuladas em dezembro— terão uma classe econômica em tons de cinza quente em detalhes como estofamento e acobreados em um de seus novos adendos, o sistema de isolamento acústico.
Estima-se que até 22% da frota de longa distância já esteja atualizada com esta nova configuração até março de 2024.
Lufthansa
A nova linha Allegris da Lufthansa traz não apenas um, mas sete novos formatos de assentos para a classe executiva.
Além da suíte como no caso da American Airlines, existe a opção para uma com “cama extra longa”, ideal para passageiros mais altos; o assento ‘privacidade’, que separa o viajante do restante da cabine; a versão dele para quem viaja com bebês, que inclui um pequeno berço; o assento de espaço extra (primeira imagem acima); o assento duplo, para quem viaja com parceiro e, por fim, o assento clássico (segunda imagem).
Será possível voar com estes confortos a partir da primavera europeia de 2024, isto é, entre março e junho.
Japan Airlines
Ainda de acordo com a publicação britânica, a nova classe executiva já vem sendo implementada nos Airbus A350-1000 da frota da Japan Airlines, a primeira em todo o mundo a oferecer sistema de entretenimento acoplado ao assento, que dispensa o uso de fones de ouvido.
Para evitar a bagunça sonora no avião, cada assento tem não apenas caixas de som embutidas, mas também um sistema de cancelamento de ruídos —o que promete permitir a cada viajante ouvir apenas a sua programação de filme, séries ou músicas, e não a do vizinho. Já suas telas de 24 polegadas têm definição 4K.
FlyDubai
Os novos assentos da FlyDubai, batizados de “The Business Suite”, começaram a ser incorporados às aeronaves Boeing 737 Max da companhia no final de 2023.
São 10 suítes por voo, todas oferecendo ao viajante acesso direto ao corredor —sem ter que passar pelo vizinho.
Segundo o Mail, a inspiração para o esquema de cores seriam as areias dos desertos dos Emirados Árabes Unidos.
Air New Zealand
Os Boeing 787-9 Dreamliner da áerea neozelandesa ganham updates em todas as classes em 2024, mas a executiva tem apenas um foco: maior privacidade durante o voo.
Serão introduzidas as suítes “Premier Luxe”, que oferecerão mais espaço ao viajante e menor interferência, devido à porta que se fecha ao redor da cabine. Ainda haverá acomodações para almoçar ou jantar com um acompanhante. A mudança é aguardada desde 2022.
Além das 8 suítes por voo, são ainda outros 42 assentos de classe executiva, todos com maior espaço.
Saudia Airlines
Os Airbus A321 XLR da companhia saudita, que realizam voos pela Europa, Ásia e África, ganham VantageSOLO suítes este ano, também privilegiando maior privacidade na executiva com um “escudo” em torno da parte traseira do assento, além de uma porta que leva ao corredor da aeronave. Todas as poltronas podem ser reclinadas totalmente até se tornarem camas.
O espaço ainda conta com tevê de 18 polegadas e espaço de armazenamento. O mesmo modelo, segundo o Daily Mail, já é visto nas aeronaves A321LR da JetBlue.
Cathay Pacific
A chamada Aria Suite é a novidade da Cathay para este ano em seus Boeing 777-300ER — que deve começar a voar a partir do segundo trimestre, entre abril e junho.
As poucas imagens já divulgadas revelam uma paleta de cores neutra, mesa em material similar à madeira, curvas minimalistas, além de amplo espaço pessoal e de armazenamento.